Historicamente, essa notícia pode soar negativa para os mais nostálgicos, afinal, as linhas férreas fazem parte do desenvolvimento de inúmeras cidades brasileiras, incluindo Curitiba. Contudo, a realidade atual impõe novos desafios urbanos que precisam ser enfrentados com soluções modernas.
Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, propõe retirada de linha férrea urbana para melhorar trânsito e segurança |
Entre as propostas estão a construção de um Contorno Ferroviário na Região Metropolitana e a implantação de trincheiras e viadutos para eliminar os cruzamentos com as vias urbanas, especialmente nos bairros mais adensados como Cajuru, Cristo Rei e Uberaba.
A justificativa para a iniciativa inclui a redução no número de acidentes de trânsito, o fim dos longos períodos de espera nos cruzamentos durante a passagem dos trens, e a diminuição da poluição sonora causada pelas máquinas pesadas. Para muitos motoristas, o tempo perdido nas travessias impacta diretamente em sua rotina de trabalho e qualidade de vida.
O projeto ainda está em fase de articulação, mas é um passo importante para modernizar a infraestrutura urbana de Curitiba e priorizar a segurança e mobilidade dos seus cidadãos.
Por Anderson Barbosa
0 Comentários