Breaking News

6/recent/ticker-posts

Iraque reclama de omissão do Brasil na luta contra Estado Islâmico

Mais de 60 países auxiliam os iraquianos, seja com ajuda humanitária, treinamento ou armas.

Iraque reclama de omissão do Brasil na luta contra Estado Islâmico
A ausência de apoio do Brasil na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) foi criticada por autoridades iraquianas.

Reportagem publicada pela “Folha de S.Paulo” neste sábado, 14 de fevereiro, exibe declaração do líder do KDP (partido à frente do Governo Regional do Curdistão, no norte do Iraque), Amim Najar, que se recorda de quando o Brasil vendeu blindados Cascavel e armamentos ao ex-ditador Saddam Hussein na guerra contra o Irã (1980-1988). As armas de que dispunham o ex-ditador foram utilizadas contra os curdos. “Está na hora de nos ajudar na luta contra o EI”, afirmou Najar.

Outro diplomata iraquiano que pediu anonimato afirmou: “Não sabemos qual é a posição do Brasil em relação ao EI; é um absurdo um país com ambições globais não se posicionar sobre um tema como este”.

“A Alemanha nos ajuda com armas, treinamento e auxílio humanitário; os EUA também. E o Brasil? Não faz nada diante de meninas de 12 anos sendo estupradas e jornalistas decapitados?”

Mais de 60 países auxiliam os iraquianos na luta contra o EI. O Itamaraty declarou que as autoridades iraquianas não pediram cooperação ao Brasil, tampouco manifestaram insatisfação com as relações bilaterais.

Postar um comentário

0 Comentários