Eles disseram que planejaram a viagem durante 3 meses.
Barco improvisado usado para a travessia de nove cubanos até Miami. (Foto: David Adams / Reuters) |
Os imigrantes cubanos puseram os pés nas praias de Key Biscayne, muito próximas ao centro da cidade de Miami, em bom estado de saúde, segundo agentes do Escritório de Alfândegas e Proteção Fronteiriça (CBP).
Tanto os serviços médicos como agentes da Patrulha Fronteiriça se encarregaram de atender os imigrantes logo após sua chegada a território americano.
Os imigrantes cubanos, com idades entre 20 e 40 anos, asseguraram que saíram de Cuba há dez dias, provenientes de Camagüey, ao oriente de Havana.
Em um improvisado encontro com a imprensa nos arredores de Serviço Mundial de Igrejas, a organização que lhes ofereceu refúgio e atendimento após sua chegada ao país, o capitão da embarcação, René Morales, negou que o grupo fizesse parte de uma operação de tráfico ilícito de pessoas, tal como sugeriu inicialmente a Patrulha Fronteiriça.
Segundo relatou, a viagem se iniciou quando um grupo de 14 moradores de Camagüey começaram a preparar uma improvisada embarcação à base de placas de aço, e à qual acrescentaram o motor de um trator soviético modelo T-40.
Menina observa embarcação que tinha um motor de trator como propulsor. (Foto: David Adams / Reuters) |
Morales afirmou ter aceitado o convite por 'não ver futuro em Cuba'. 'Ali você tem que decidir entre comprar comida ou sapatos', disse ao jornal "The Miami Herald".
Após dez dias de navegação, escondendo-se dos guarda-costeira americana, o grupo finalmente chegou a Key Biscayne na tarde de terça.
Desde outubro de 2013 chegaram às praias do sul da Flórida pelo menos 780 imigrantes cubanos, quase o dobro que o ano anterior, segundo números oficiais.
A Lei de Ajuste vigente nos EUA desde 1966 permite que os cubanos que pisem o solo americano possam ficar no país e obter a residência, enquanto os interceptados no mar, mesmo a poucos metros da margem, devem ser devolvidos à ilha.
Fonte: G1
0 Comentários